Ativistas de esquerda e muçulmanos nas Filipinas saíram em protesto nesta sexta-feira pedindo para que o presidente do país, Rodrigo Duterte, mantenha sua promessa de traçar uma política externa independente dos EUA e que fique longe de Donald Trump, que tomará posse hoje como presidente dos EUA.

continua após a publicidade

Os mais de 200 manifestantes queimaram uma bandeira dos EUA perto da embaixada americana em Manila, capital das Filipinas, e pediram o fim da presença das tropas americanas no país. Eles seguravam diversas placas, incluindo uma com a frase: “Donald Trump não mexa com as Filipinas”. Tropas impediram que os manifestantes chegassem perto da embaixada.

continua após a publicidade

Os manifestantes disseram que Trump é mais alarmante que Barack Obama por causa de seus comentários ofensivos contra os imigrantes e muçulmanos.

continua após a publicidade

Duterte criticou Obama por ele condenar sua repressão mortal contra os traficantes de droga, enquanto com Trump, Duterte o felicitou em um telefonema. O conselheiro de segurança nacional e o secretário de imprensa participarão da posse de Trump. Fonte: Associated Press