O Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela celebrou nesta sexta-feira (18) seu aniversário de 90 anos pedindo aos ricos do mundo que compartilhem sua prosperidade com os menos afortunados. "Há muitas pessoas na África do Sul que são ricas e poderiam compartilhar suas riquezas com aqueles não tão afortunados que não conseguiram superar a pobreza", declarou Mandela durante entrevista coletiva.
Numa comemoração realizada em sua casa em Qunu, no sudeste rural da África do Sul, o ícone da luta contra o apartheid também confidenciou que gostaria de ter passado mais tempo com sua família durante sua luta contra o regime racista. Mandela passou quase três décadas na cadeia durante o período de domínio branco sobre os negros sul-africanos. Libertado em 1990, ele foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999.
Sentado ao lado da esposa, Graça Machel, Mandela disse considerar-se um homem de sorte por ter chegado aos 90 anos, mas observou: "A pobreza deteve nosso povo. Se você for pobre, é improvável que viva tanto". Num determinado momento, uma neta de Mandela levou a ele um buquê de flores e deu nele um beijo pelo aniversário.