mundo

Malásia diz que vai checar aeroporto em busca de traços de agente tóxico

A polícia da Malásia diz que vai conduzir uma varredura no terminal do aeroporto de Kuala Lumpur onde Kim Jong Nam foi assassinado. A polícia buscará traços do agente químico que se suspeita que tenha sido usado no ataque ao meio irmão do ditador norte coreano Kim Jong Un.

Segundo a polícia, a operação deve ser iniciada na madrugada deste domingo no horário local, tarde de sábado em Brasília.

A varredura vai envolver especialistas da polícia das áreas química, biológica, radiológica e nuclear. Atuará ainda uma divisão de materiais perigosos do departamento de bombeiros e um conselho de energia atômica.

Desde o ataque de 13 de fevereiro, dezenas de milhares de passageiros passaram pelo aeroporto. Não houve isolamento de áreas ou outras medidas de prevenção, embora os funcionários tenham anunciado na sexta-feira que o espaço seria descontaminado.

Investigação

A Malásia diz ainda que vai emitir um mandado de prisão para um diplomata norte coreano se ele se recusar a cooperar com as investigações sobre o caso. O processo criou um forte embate diplomático entre os dois países.

Hyon Kwang Song, segundo secretário na embaixada da Coreia do Norte em Kuala Lumpur, é procurado para ser interrogado. Autoridades haviam dito que ele tem imunidade diplomática e não poderia ser forçado a comparecer, mas o tom dos malaios mudou neste sábado. O chefe de polícia que lidera a investigação afirmou que as autoridades dariam ao diplomata um tempo “razoável” para comparecer. Se não o fizer, ele pode ser intimado. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo