Mais companhias estão envolvidas no escândalo na China

Quinze outras companhias do setor de laticínios foram apontadas nesta quarta-feira (1º) como responsáveis por produtos contaminados com o produto químico melamina. Uma série de novos testes ampliou o escândalo em relação aos produtos chineses com leite na fórmula.

Foi detectada a presença de melamina em trinta e uma amostras de leite em pó chinês, produzidas por 20 companhias. O dado foi divulgado nesta quarta-feira no site do órgão responsável pela segurança dos alimentos.

Diferentes tipos de leite em pó para adultos eram a maioria dos produtos contaminados. Nesta quarta-feira era feriado nacional na China, e os funcionários não puderam ser localizados para comentar o caso.

Rica em nitrogênio, a melamina é usada no setor de plásticos e fertilizantes. O componente era usado para fraudar testes de níveis protéicos, permitindo que água fosse acrescentada ao leite, que assim rendia mais. Porém a melamina pode causar pedras nos rins e até matar.

Quatro bebês morreram e mais de 54 mil crianças tiveram problemas de saúde no escândalo. Mais de 13 mil crianças foram hospitalizadas e 27 pessoas, presas. Vários países impuseram restrições ou proibiram os produtos chineses que contêm leite na fórmula.

Nesta quarta-feira, a Austrália retirou das prateleiras uma popular linha de biscoitos com chocolate chamada Lotte Koala. Na semana passada, o alimento deixou de ser vendido em Hong Kong e em Macau.

As informações são da Associated Press.

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna