Pesquisas de boca de urna dizem que 93% dos eleitores votaram a favor da anexação da Crimeia à Rússia, informa a imprensa russa. As autoridades da Crimeia disseram que o comparecimento as urnas foi alto e podia-se ouvir música da era soviética em alguns dos locais de votação.

continua após a publicidade

Os Estados Unidos continuam criticando a votação, mesmo antes do resultado oficial, que deve ser conhecido amanhã. A Casa Branca disse neste domingo que o referendo para unificação da região à Rússia contradiz a constituição da Ucrânia e que não reconhecerá o resultado do referendo. O referendo ocorrem em meio a “ameaça de violência e intimidação do exército russo, o que viola a lei internacional”, diz a Casa Branca.

O presidente da Comissão Europeia – braço executivo da União Europeia – José Manuel Durão Barroso, e o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, divulgaram neste domingo um comunicado no qual afirmam que o referendo sobre a anexação da Crimeia à Rússia é ilegal e não terá seu resultado reconhecido pelo bloco. Fonte: Dow Jones e Associated Press

continua após a publicidade