Maior parte do resgate à Grécia virá da Alemanha

Os ministros das Finanças da zona do euro, que hoje aprovaram um pacote de ajuda à Grécia, disseram que o primeiro desembolso do resgate será feito em 19 de maio, quando a Grécia precisa pagar 8,5 bilhões de euros de sua dívida aos credores.

Um diplomata da União Europeia disse que a Alemanha contribuirá com a maior fatia, ? 22,3 bilhões dos ? 80 bilhões que virão dos países que utilizam o euro. A ajuda total acertada é de 110 bilhões de euros. Caberá à França o empréstimos de ? 16,8 bilhões e à Itália, outros ? 14,7 bilhões.

Espanha e Portugal, que recentemente viram seus custos de empréstimos aumentarem porque os investidores estão preocupados com seus imensos e insustentáveis déficits orçamentários, também devem contribuir com a ajuda á Grécia. De acordo com o diplomata, a Espanha contribuirá com ? 9,8 bilhões para o resgate, enquanto a Portugal caberá a cifra de ? 2,1 bilhões.

As autoridades da zona do euro se recusaram a dizer se um pacote similar de ajuda à Grécia poderá ser disponibilizado para outros membros da região que estiverem em dificuldades de financiar seus déficits orçamentários pelo empréstimo no mercado de capitais. “A Grécia é um caso particular”, afirmaram os ministros das Finanças da zona do euro. “Não podemos comparar a Grécia a outros países por causa da precariedade das dinâmicas de dívida que eles enfrentam e suas profundas irregularidades estatísticas.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna