Está previsto para as 9 horas, pelo horário local (10 horas em Brasília), o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da 62ª Assembléia-Geral das Nações Unidas, em Nova York. Antes disso, ele tem encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. As informações são da Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República.
A agenda de Lula nos Estados Unidos inclui encontros com os presidentes da Indonésia, Susilo Yudhoyono; da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas; e da França, Nicolas Sarkozy. Ele também deve conceder entrevista a programa de TV.
Na segunda (24), em reunião de uma hora com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, Lula disse que o Brasil está disposto a fazer a sua parte tanto na questão climática quanto na Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC). O mesmo interesse foi demonstrado pelo presidente norte-americano, segundo avaliação de Lula.
Na reunião de alto nível da ONU, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu que os países desenvolvidos e em desenvolvimento trabalhem juntos contra o aquecimento global e passem da retórica para a ação. Em relação aos países desenvolvidos, Marina Silva cobrou a necessidade de metas muito mais ambiciosas do que as fixadas no Protocolo de Quioto.