O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, enviaram mensagens de solidariedade ao governo e ao povo timorense, em decorrência dos atentados ocorridos ontem contra o presidente José Ramos-Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, as últimas informações disponíveis são de que o estado de saúde do Presidente Ramos-Horta é estável e a situação em Díli, capital de Timor Leste, é calma.
O ministro Celso Amorim, que está em viagem ao Oriente Médio, instruiu as embaixadas brasileiras em Díli, Austrália e Nova Zelândia para acompanharem atentamente a situação naquele país e prestarem toda a assistência necessária aos cidadãos brasileiros que ali se encontram. "O Brasil condena veementemente o recurso à violência e conclama todas as forças políticas e de segurança de Timor Leste a envidarem renovados esforços para a manutenção da ordem e a solução das questões políticas pela via do entendimento e do diálogo pacífico", afirma nota do Itamaraty.
O informe ainda acrescenta que o governo brasileiro reitera o compromisso de continuar a colaborar com os timorenses para a construção de um Estado "soberano, estável, democrático e próspero", projeto manifestado na última viagem de Ramos-Horta ao Brasil, no final de janeiro.