Lula e Erdogan criticam EUA por postura após acordo

Em entrevista esta tarde no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, criticaram os Estados Unidos pela forma como se comportaram depois da assinatura do acordo de Teerã. Pelo acordo, o presidente iraniano se dispôs a cumprir o que estava escrito na carta, já encaminhada à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). “O acordo de Teerã foi uma vitória diplomática e aqueles países que criticam o processo são invejosos”, declarou o primeiro-ministro turco.

Lula, por sua vez, justificou que tudo que os países que integram o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) queriam, Brasil e Turquia fizeram junto ao Irã. “Todos os prazos e datas estão sendo cumpridos. Tudo que eles queriam, foi tudo que fizemos”, declarou Lula. Ele acrescentou que é preciso que estes países (que questionam o acordo) digam se querem “construir paz ou o conflito”.

Lula ressaltou ainda que o Irã “até agora” está cumprindo tudo o que acertou com Brasil e Turquia e acentuou que, se puder dar algum conselho a alguém, é que “saiam de casa com a cabeça aberta para negociar, saiam de casa com a cabeça arejada” porque só assim haverá acordo. “Que saia de casa pensando na paz e não na guerra, no diálogo e não no conflito” e que “não utilize a prepotência para negociar”. Para Lula, “com truculência não se resolve nem problemas na casa da gente”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo