O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, em discurso realizado na abertura da 62ª Assembléia Geral da ONU uma maior participação dos países em desenvolvimento nos grandes foros de decisão internacional, em particular o Conselho de Segurança das Nações Unidas. "É hora de passar das intenções à ação", ressaltou.
No discurso, Lula disse: "Notamos, com muito agrado, as recentes propostas do Presidente Sarkozy, de reformar o Conselho de Segurança, com a inclusão de países em desenvolvimento. Igualmente necessária é a reestruturação do processo decisório dos organismos financeiros internacionais.
Para o presidente Lula, as Nações Unidas são o melhor instrumento para enfrentar os desafios do mundo de hoje. "É no exercício da diplomacia multilateral que encontramos os meios de promover a paz e o desenvolvimento", emendou. E citou que a participação do Brasil, em conjunto com outros países da América Latina e do Caribe, na Missão de Estabilização no Haiti, simboliza o empenho de fortalecer o multilateralismo."No Haiti, estamos mostrando que a paz e a estabilidade se constroem com a democracia e o desenvolvimento social.