Lula: acordo começa a ser cumprido com carta à AIEA

A entrega da carta à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pelo Irã é um passo importante para o cumprimento do acordo para troca de combustível nuclear, disse hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa Café com o Presidente. “Aquilo que foi acordado conosco está começando a ser cumprido agora. Depois da carta vem as conversas com a agência, o depósito do urânio na Turquia e o prazo para que o Irã receba o urânio enriquecido. Se isso acontecer, é o cumprimento da primeira parte do nosso acordo”, afirmou.

Intermediado por Brasil e Turquia, o acerto prevê a entrega de 1.200 quilos de urânio levemente enriquecido e o recebimento posterior de 120 quilos do produto enriquecido a 20%. Lula esclarece que não foi a Teerã negociar acordo nuclear, mas para convencer o Irã a sentar para negociar. “Fomos lá para tentar convencer o Irã a aceitar uma proposta feita pela Turquia e pelo Brasil de sentar à mesa de negociações, e isso nós conseguimos.”

Há a expectativa dos três países – Irã, Brasil e da Turquia – de que esse processo possa impedir a aprovação de sanções contra os iranianos no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os Estados Unidos desconfiam do cumprimento deste acordo e pressionam por sanções.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo