Lobo adverte sobre tentativas de golpe em Honduras

O presidente de Honduras, Porfirio Lobo, afirmou hoje que existem tentativas de derrubá-lo do poder. Em comunicado, Lobo advertiu supostos conspiradores e disse estar informado sobre a atuação deles. “Querem me afetar, mas vão se complicar porque jamais se deve esquecer que para toda ação há uma reação”, afirmou ele, em comunicado oficial enviado à agência Associated Press. “Eu digo a eles que tenho todos localizados, sei quem são, tenho a informação e se equivocaram sobre mim”, acrescentou.

O presidente não deu mais detalhes sobre as supostas tentativas de golpe. Já a emissora local Rádio HRN disse que três líderes do governista Partido Nacional estariam tramando contra Lobo. A emissora não citou nomes. “Estou sumamente surpreso por essas declarações (de Lobo). Se alguém quer dar um golpe de Estado é porque tem armas sob seu controle, e isso não é possível, afirmou o líder do partido União Cívica Democrática (UCD), Federico Alvarez.

Em junho de 2009, houve um golpe de Estado em Honduras que derrubou o então presidente eleito Manuel Zelaya. O golpe se seguiu a uma crise de meses no país da América Central. Zelaya foi expulso do país, mas retornou e se abrigou na embaixada brasileira em Tegucigalpa. No fim do ano passado, Lobo venceu eleições já programadas anteriormente, mas realizadas sob o governo de facto liderado por Roberto Micheletti. Por causa do golpe, Honduras foi suspensa da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna