O papa Francisco recebeu mais de 70 mil mensagens de e-mail desejando felicidades por seu aniversário de 80 anos neste sábado. Telefonemas e telegramas de líderes mundiais e figuras religiosas também foram recebidos.
O papa Francisco celebrou discretamente seus 80 anos neste sábado, com um café da manhã com oito indigentes e depois uma missa com cardeais.
Seu predecessor, o papa emérito Bento XVI, enviou um cartão e fez uma ligação durante a tarde. O Vaticano informou que Bento XVI enviou três pequenos presentes que tinham “grande significado para ambos”, mas não revelou detalhes.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que Francisco “inspirou pessoas pelo mundo com sua mensagem de compaixão, esperança e paz”.
Já o presidente italiano Sergio Mattarella lembrou que o papa pediu aos Europeus que mostrassem solidariedade com os menos afortunados, em especial “imigrantes e todos aqueles que vivem às margens da sociedade”.
O presidente russo Vladimir Putin enviou um telegrama e telefonou a Francisco. Putin destacou “a grande contribuição que o papa deu pessoalmente para fortalecer laços entre a Rússia e o Vaticano”. Segundo o Kremlin, Putin considerou que as relações alcançaram um novo nível nos últimos anos.
No café da manhã, Francisco conversou individualmente com cada um dos convidados sem-teto. Eles ofereceram ao papa um buquê de girassóis.
Com os cardeais, o chefe da Igreja Católica tratou do processo de envelhecimento.
“Há uns dias pensei numa palavra que parece horrível: velhice, um pensamento que assusta”, comentou. Mas o religioso disse que logo se recordou das palavras de sua primeira saudação como papa, em 2013: “A velhice é a sede do conhecimento.” Fonte: Associated Press.