Líderes de ambos os lados de um conflito interno que já dura um mês no Sudão do Sul informaram neste sábado que estão perto de assinar um acordo de cessar-fogo. Também hoje, contudo, um porta-voz do exército revelou que as forças armadas do país recuperaram o controle da cidade de Bor, derrotando 15 mil rebeldes.
Na Etiópia, onde as conversas estão em andamento, o negociador dos rebeldes, Mabior de Garang, afirmou esperar que o acordo seja assinado na noite deste sábado. Garang disse que o pacto determina um cessar-fogo e a libertação de prisioneiros políticos.
Em Juba, capital do Sudão do Sul, o porta-voz da presidência, Ateny Wek Ateny, declarou que acredita que o cessar-fogo seja anunciado entre domingo e segunda-feira. Ele acrescentou, entretanto, que a soltura dos indivíduos detidos não faz parte do acordo.
Os confrontos eclodiram em 15 de dezembro e se espalharam para todo o país, depois que uma unidade inteira do exército desertou. Acredita-se que milhares de pessoas tenham morrido no conflito. Fonte: Associated Press.