Os primeiros-ministros do Japão, Naoto Kan, e da China, Wen Jiabao, reuniram-se brevemente nesta segunda-feira em Bruxelas e concordaram com a necessidade de se “melhorar as relações bilaterais, disse uma porta-voz do chefe de governo japonês.
“Houve um encontro depois do jantar”, disse Noriyuki Shikata, subsecretária de relações públicas de Kan. “Eles concordaram em melhorar as relações bilaterais, em retomar a aliança para a exploração” de reservas de gás natural no Mar do Leste da China, prosseguiu ela.
Autoridades chinesas não foram imediatamente encontradas para confirmar a alegação japonesa. O encontro entre Kan e Wen ocorreu às margens da cúpula Ásia-Europa, que reúne líderes de 46 países das duas regiões em Bruxelas.
As duas maiores economias da Ásia estão envolvidas em um tenso impasse diplomático desde 8 de setembro, quando o capitão de um pesqueiro chinês foi detido pela Guarda Costeira do Japão depois de uma colisão perto de uma formação insular disputada por Tóquio e Pequim no Mar do Leste da China. As informações são da Dow Jones.