Os líderes da União Europeia (UE) irão realizar no próximo dia 11 uma reunião especial em Bruxelas, na Bélgica, para discutir a situação na Líbia, disse hoje um diplomata da UE. Nessa reunião serão discutidos “passos adicionais” que podem ser tomados pelo bloco de 27 países diante da crise política e da violência na nação do norte africano.
Não foi informado o que pode estar incluído nesses passos adicionais. O encontro deve ocorrer na manhã do dia 11. Ele será no mesmo dia em que os líderes dos Estados da zona do euro devem realizar uma reunião sobre reformas para a governança econômica na região. Ontem, a UE concordou em impor um congelamento de ativos e a proibição de viagens para o governante líbio Muamar Kadafi e 25 membros de sua família e funcionários próximos.
Hoje, funcionários da UE disseram que tentavam enviar uma pequena missão à Líbia para avaliar as necessidades humanitárias. Segundo as fontes, porém, ainda não há uma aprovação para essa iniciativa. Um porta-voz da chefe da política externa da UE, Catherine Ashton, disse hoje que o bloco não tem planos no momento para uma ação militar coordenada na Líbia. As informações são da Dow Jones.