Os alunos do Ensino Médio do Colégio Martinus Portão, realizam, em parceria com a Junior Achievment Paraná (organização sem fins lucrativos que visa desenvolver o lado empreendedor dos estudantes) o projeto ?Liderança Comunitária?, coordenado por cinco professores do Colégio. Após aulas ministradas pela instituição e discussão com os coordenadores, o grupo de estudantes se reuniu para pensar em uma ação voluntária que contribuísse para melhorar a comunidade próxima ao Martinus Portão.
Depois de pesquisas de campo, o grupo, formado por 16 adolescentes identificou problemas na Praça Doutor João Visinoni, situada entre as ruas João Bettega, Pedro Hansaul e Carlos Blanck, e resolveram revitalizar o local. ?A praça não possui boa iluminação, o parquinho está quebrado e precisando de pintura. Também não tem bancos e está poluindo visualmente o ambiente, já que não está bem conservada. Escolhemos esse lugar porque está no mesmo bairro que nosso colégio e a maioria das pessoas que está envolvida nesse projeto mora nessa região?, explica o aluno Marcelo Castilho Martins, um dos envolvidos na ação.
O grupo já realizou um mutirão de limpeza na praça e fará uma reforma no parquinho de diversões. Além disso, como há apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, eles farão a solicitação de melhorias na iluminação, colocação de bancos, plantação de árvores e atenção para a segurança do local. ?Queremos tornar a praça um lugar mais familiar e menos perigoso durante a noite. Os moradores apontaram como problema principal a violência, e a má iluminação tem uma relação direta com o problema?, destaca Marcelo.
Para uma das coordenadoras do projeto – a professora de Português do Colégio Martinus Portão – Rubiana Pereira, essa iniciativa possibilita aos alunos perceber todo o trâmite na formação de uma ONG. ?Eles descobrem seus limites e potenciais e o quanto podem fazer para uma atuação na transformação social. Tornam-se líderes, portanto, cidadãos com maior autonomia?. Marcelo acredita que a realização de uma ação comunitária é benéfica não só para sociedade, mas também para quem a faz. ?Estou ajudando não só a mim, mas também as pessoas que moram no bairro?.
O projeto elaborado pelos alunos pretende ir além do que apenas ações pontuais, e sim, questionar também o papel das administrações públicas. ?Alguns alunos que se envolveram no projeto desistiram, no entanto, os que continuaram mostraram um crescimento pessoal que jamais se vivencia num sistema tradicional de ensino. É uma experiência única. O objetivo deles não é apenas revitalizar praças, mas reivindicar políticas públicas, ou seja, um exercício democrático real?, ressalta a Professora Rubiana. A inauguração da praça revitalizada está prevista para o dia 6 de novembro.