Os mais altos líderes da China enviaram congratulações ao novo presidente de Cuba, Raúl Castro, num sinal da crescente amizade entre dois dos poucos remanescentes países comunistas do mundo. O presidente chinês, Hu Jintao, e o primeiro-ministro Wen Jiabao enviaram um mensagem conjunta de congratulações a Raúl Castro, enfatizando que a relação entre Cuba e China tem avançado desde o estabelecimento de laços diplomáticos 48 anos atrás e seria agora como uma amizade entre irmãos, informou a agência oficial de notícias Xinhua.
China e Cuba eram antagonistas durante a divisão sino-soviética do mundo comunista na era da Guerra Fria, mas a relação melhorou depois do fim da União Soviética em 1991. Sob a liderança de Raúl Castro, o povo cubano fará "novas conquistas (…) no grande curso da revolução e da construção socialista", segundo a Xinhua.
O comércio entre Cuba e China aumentou para US$ 1,8 bilhão em 2006, segundo dados chineses. Ajudou a incrementar o comércio bilateral a exportação chinesa de ônibus, locomotivas, equipamento agrícola e bens de consumo para Cuba. Pequim também tem oferecido generosos empréstimos à ilha.