Líder rebelde diz que Kadafi só sairá ‘pela força’

O governante líbio, Muamar Kadafi, não cederá o poder a menos que seja forçado a isso, afirmou hoje o líder rebelde Mustafa Abdel Jalil durante visita à Itália. “Kadafi nunca desistirá do poder a menos que a força seja usada”, disse Jalil após conversas com representantes da entidade católica de caridade Sant’Egidio, que está envolvida na mediação no conflito no norte da África.

Jalil, ex-ministro da Justiça, que criticava os abusos cometidos pelo regime de Kadafi, havia se encontrado com o ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini, mais cedo hoje. Ele está na Itália após uma visita ao Catar, ontem. Em seguida ele viaja para Paris, onde se encontra com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, amanhã.

Também hoje, o ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, disse que era “inteiramente hostil” à ideia de que a coalizão internacional envie tropas por terra para lutar na Líbia, mesmo que fossem apenas forças especiais para guiar ataques aéreos. Atualmente, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) comanda apenas ataques aéreos no país. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna