Líder oposicionista volta a fazer campanha no Zimbábue

O líder oposicionista Morgan Tsvangirai voltou nesta quinta-feira (05) a fazer campanha para as eleições presidenciais deste mês, um dia depois de ter passado nove horas em uma delegacia de Bulawayo, no Zimbábue, anunciou o Movimento para a Mudança Democrática (MMD).

Por meio de um comunicado, Tsvangirai afirma que as horas que passou na delegacia depois de ser preso enquanto fazia campanha são uma prova do quanto o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, está preparado "para roubar" o segundo turno da eleição, marcado para o dia 27.

Wayne Bvudzijena, porta-voz da polícia, alegou que as autoridades apenas queriam certificar-se que um dos veículos do comboio de Tsvangirai estava adequadamente registrado. Segundo o porta-voz, a polícia exigiu que apenas o motorista fosse para a delegacia e que os demais integrantes do comboio insistiram em ir junto enquanto aguardavam a revisão dos documentos. O MMD afirma que Tsvangirai foi detido junto com 14 correligionários.

A oposição e grupos de defesa dos direitos humanos acusam Mugabe de orquestrar atos de violência e intimidação para perpetuar-se no poder.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo