A mídia norte-coreana reportou que o líder Kim Jong Un foi eleito para o corpo legislativo de maior poder com aprovação unânime de seu distrito, na região da Montanha Baekdu. Os norte-coreanos votaram no domingo para aprovar uma nova lista de deputados para a Assembleia Suprema do Povo. O processo, mais semelhante a um ritual político, é realizado uma vez a cada cinco anos.
Os resultados para os outros assentos ainda não foram anunciados, mas a mídia norte-coreana logo reportou a vitória de Kim. Nas eleições passadas, 687 deputados foram eleitos.
No processo eleitoral da Coreia do Norte, a cédula de votação contém apenas o nome de um candidato para cada distrito, e os eleitores devem votar em “sim” ou “não”, sendo que virtualmente todos escolhem a primeira opção.
Analistas observarão de perto se os eleitos refletem uma mudança de geração, uma vez que Kim tenta solidificar seu poder e trocar membros antigos por outros mais novos e mais leais.
A Assembleia Suprema do Povo normalmente se reúne apenas uma vez por ano. Na prática, a instituição tem pouco poder e, quando não está em sessão, o trabalho é feito por um corpo menor e mais poderoso, chamado de Presidium. O novo parlamento deveria ser reunir no próximo mês, mas nenhuma data oficial foi divulgada até o momento. Fonte: Associated Press.