Líbia: Kadafi teria prometido renunciar após cessar-fogo

O ex-presidente croata Stipe Mesic, que tem laços estreitos com Muamar Kadafi, afirmou que o líder líbio disse-lhe estar pronto para renunciar da vida política se a Otan encerrar os ataques aéreos.

“Posso confirmar que o coronel Kadafi está pronto para se retirar completamente da vida pública e política com um firme compromisso de que impediríamos o estabelecimento de um sistema multipartidário, mas sob a condição de que a Otan cesse os bombardeios aéreos”, declarou Mesic, em um comunicado citado pela agência de notícias Nina.

O ex-presidente croata acrescentou que recebeu na semana passada uma “mensagem verbal pessoal” de Kadafi com a oferta e acrescentou ter conversado sobre isso com os embaixadores da China, da Rússia e dos EUA na segunda-feira.

“As autoridades em Trípoli tentaram levar esta mensagem por todos os canais disponíveis aos países que desempenharam um papel crucial na organização e nas operações na Líbia”, acrescentou Mesic no comunicado. As informações são da Dow Jones. (Hélio Barboza)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna