Líbia: 22 mortos em ataque a manifestantes

Pelo menos 22 pessoas morreram hoje em Trípoli quando milicianos líbios atacaram uma manifestação pacífica pelo desarmamento dos grupos armados espalhados pelo país, informaram autoridades locais.

Além das 22 pessoas mortas, mais de 130 ficaram feridas, informou a agência local de notícias Lana com base em informes de dois hospitais de Trípoli.

A situação, no entanto, tornou-se caótica e observadores advertem que o número de vítimas pode aumentar ainda mais.

Os milicianos abriram fogo contra os manifestantes desarmados, segundo relatos de testemunhas. No ataque, os milicianos fizeram uso de metralhadoras e granadas propelidas por foguetes.

No momento do ataque, dezenas de milhares de líbios participavam da maior mobilização popular contra as milícias desde 2011, quando ocorreu o assassinato do então ditador Muamar Kadafi.

As milícias que ajudaram a derrubar Kadafi saíram de controle nos meses seguintes à deposição de Kadafi e minaram sucessivos governos de transição na Líbia nos últimos anos.

Apesar dos relatos de diversas testemunhas de que os manifestantes atacados estavam desarmados, o primeiro-ministro líbio, Ali Zaidan, acusou tanto os milicianos quanto os participantes do protesto pela violência.

Hanan Saleh, pesquisadora da organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch em Trípoli, disse à Associated Press que a situação na cidade é caótica. “Homens armados continuam circulando por aí”, disse ela. “Acreditamos que o número de mortos vai aumentar ainda mais”, prosseguiu ela. Fonte: AP.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo