Aviões de combate israelenses invadiram nesta sexta-feira (7) o espaço aéreo do Líbano e sobrevoaram a capital Beirute, denunciou um oficial do alto escalão dos serviços libaneses de segurança, informação confirmada em comunicado pelo Exército libanês. "Dois aviões de combate israelenses violaram o espaço aéreo libanês e sobrevoaram Beirute rapidamente antes de deixar a área", afirmou. Exército de Israel informou não saber das atividades em Beirute.
O Exército informou em um comunicado que "dois aviões de combate israelenses inimigos" violaram o espaço libanês na cidade de Tiro, ao sul, e sobrevoaram Beirute e a cidade portuária de Jounieh, ao norte da capital, antes de retornarem para os "territórios ocupados". Aviões de combate israelenses violam freqüentemente o espaço aéreo do Líbano, o que Israel descreve como "missões de reconhecimento".
O sobrevôo já levou a reações das tropas libanesas em solo em pelo menos duas ocasiões desde que o cessar-fogo de 14 de agosto de 2006 encerrou a guerra de pouco mais de um mês entre Israel e a guerrilha do Hezbollah. As incursões israelenses ocorrem em um período de aumento de tensões, após um ataque de um palestino armado ter matado oito pessoas, em um seminário judaico em Jerusalém.