Um homem armado feriu hoje um integrante sérvio do parlamento de Kosovo. O ataque pode alimentar tensões étnicas na instável península balcânica. Os quatro tiros foram disparados contra o legislador Petar Miletic, de 35 anos, quando ele saía de seu apartamento, na cidade de Mitrovica, informou Besim Hoti, porta-voz da polícia local. Um tiro atingiu o joelho de Miletic, disse Hoti, que afirmou também que os ferimentos não ameaçam a vida do político.
Não está claro se os disparos têm ligação com o trabalho de Miletic. Ele é um dos dez membros sérvios da Assembleia kosovar de 120 cadeiras, que é dominada por albaneses étnicos, que compõem a maioria da população de Kosovo. Kosovo declarou a independência da Sérvia em 2008, após uma sangrenta guerra civil, e alguns integrantes da minoria sérvia de Kosovo consideram como traidores os sérvios que trabalham para o governo kosovar.
Na sexta-feira, uma explosão ocorrida durante um protesto contra o governo de Pristina causou a morte de um homem. O presidente da Assembleia kosovar, Jakup Krasniqi, culpou Belgrado por “iniciar e talvez ser responsável” pelos recentes episódios de violência antes da decisão do Tribunal Internacional de Justiça a respeito da declaração de independência de Kosovo.