O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, afirmou hoje no Rio que o legado mais importante que a Olimpíada de 2016 deixará para a cidade é a mudança na vida das pessoas.
“Mais importante que o legado físico, é a inspiração para os jovens”, declarou o premiê numa cerimônia no Palácio da Cidade, uma das sedes da prefeitura carioca. Segundo ele, o espírito olímpico provoca transformação social.
Cameron também destacou sua participação num encontro com empresários na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), onde esteve com “a maior comitiva [britânica] de negócios” que já veio ao Brasil -composta por 50 empresários. Ávido por parcerias rentáveis, também demonstrou entusiasmo com o encontro que terá amanhã com a presidente Dilma Rousseff em Brasília.
O evento no Rio, que contou com a presença do ex-piloto Emerson Fittipaldi, do ginasta Diego Hypólito e do americano super campeão de atletismo dos anos 1970-1980 Edwin Moses, marcou o Rio como sede do Laureus World Sports Awards, o “Oscar do esporte”. Em 2013 e 2014, o prêmio será entregue no Theatro Municipal.
Presidente da Laureus World Sports Academy, promotora do evento, Moses se disse empolgado com a oportunidade de realizar as cerimônias nesta cidade “fantástica”.
Pouco antes do rápido ato público, Cameron se reuniu com o prefeito Eduardo Paes e com o governador Sérgio Cabral. O teor do encontro não foi divulgado.