Lama do budismo tibetano e monja zen budista ministram cursos em Curitiba

?Resolução de conflitos? é o tema do curso que o Lama Padma Samtem ministra em Curitiba nesta sexta-feira. Promovido pelo Centro de Estudos Budistas Paramitta (CEBP), o curso será realizado das 14 às 17h30, na sede da entidade (Rua Conselheiro Carrão, 1155, tel. 362-4587). Primeiro lama ordenado no Brasil, Padma Samtem é mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e tem trabalhos publicados no Brasil e no Exterior. É autor também dos livros A Jóia dos Desejos, no qual mostra co­mo a mente constrói a rea­li­da­de e fica aprisio­na­da por ela, e aponta a me­di­tação como caminho para trazer liberação e benefícios per­ma­nen­tes para si e para todos os seres, e Meditando a Vida,  que ajuda o leitor a introduzir a compreensão espiritual budista na vida cotidiana.

 

Na quinta, dia 18, o CEBP recebe também a Monja Coen, monja zen budista que profere palestra sobre O Zen e uma Cultura de Paz. Aberta ao público, o evento  começa às 19h30. No dia 19, sexta-feira, no mesmo local, a monja conduz também uma prática de meditação Zazen (meditação silenciosa) e Teishô (palestra durante a prática), e ministra ensinamentos sobre a sabedoria budista. Brasileira, missionária oficial da tradição Soto Shu ? Zen Budismo, com sede no Japão, a Monja Coen é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, com sede em São Paulo. Iniciou seus estudos budistas no Zen Center of Los Angeles – ZCLA. Foi ordenada monja em 1983, mesmo ano em que foi para o Japão, onde permaneceu por 12 anos, oito dos quais nos Conventos Zen Budistas de Nagoia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo.

 

I Congresso Brasileiro Internacional de Meditação

 

Após os eventos no CEBP, o  Lama Padma Samtem e a Monja Coen permanecem em Curitiba para participar do I Congresso Brasileiro Internacional de Meditação. Com o tema ?Uma ferramente para a paz?, o Congresso é promovido pela Unipaz-Paraná e pela Ciência Meditativa, e será realizado na Fundação Mokiti Okada (R. Manoel Eufrásio, 1400)  de 19 a 21 de março. O evento  prevê a realização de quatro mesas-redondas e 9 workshops, discutindo temas envolvendo o diálogo inter-religioso, o estabelecimento de uma cultura de paz nas empresas, a psicologia junguiana e transpessoal no despertar de novos estados de consciência e o yoga como ferramenta de paz interior. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo