A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse em um comunicado nesta quinta-feira que as autoridades ucranianas a informaram que pediram ajuda ao FMI, em meio a crise no país.
Segundo Lagarde, a instituição está pronta para responder e, nos próximos dias, enviará uma equipe para iniciar um diálogo preliminar com as autoridades. “Isso permitirá que o FMI realize uma avaliação costumeira e independente sobre a situação econômica na Ucrânia e, ao mesmo tempo, comece a discutir com as autoridades as reformas políticas que podem formar a base para um programa sustentado pelo Fundo”, afirmou a diretora-gerente.
A chefe do FMI disse também que está discutindo com parceiros internacionais sobre a melhor maneira de ajudar a Ucrânia “neste momento crítico da sua história”.
Segundo uma reportagem da agência Interfax, o indicado para o cargo de ministro de Finanças da Ucrânia, Oleksander Shlapak, disse que o país pedirá pelo menos US$ 15 bilhões do FMI e que uma missão da instituição deverá visitar o país na próxima semana.