O ministro interino do Petróleo do Kuwait, Mohammad Al Olaim, disse que o país investirá cerca de US$ 50 bilhões (ou R$ 84 bilhões) nos próximos cinco anos em projetos de produção, refino e distribuição de petróleo. Al Olaim disse que os projetos serão integrados e afirmou que o governo e o Parlamento esperam fechar um acordo para permitir sua execução. Ele disse também que não vê razão para a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) elevar sua produção.
"O governo está discutindo com o Parlamento e membros deste têm algumas dúvidas, que serão esclarecidas", afirmou. Muitos projetos no Kuwait ficaram paralisados por causa de um impasse entre o governo e o Parlamento, sobretudo porque membros do Parlamento exigem uma idéia mais clara do papel das petroleiras internacionais nos novos projetos de energia.
Um plano original previa um convite às petroleiras internacionais como Exxon Mobil, Royal Dutch Shell e Chevron para desenvolver cinco campos na fronteira do Kuwait com o Iraque. Um dos principais projetos é uma quarta refinaria, que, segundo Al Olaim, está caminhando dentro do previsto. Ele afirmou que os vencedores dos contratos serão anunciados em breve. As informações são da agência Dow Jones.