O ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner passou a noite “sem inconvenientes”, após ter sido submetido a uma cirurgia de urgência, no final da tarde de ontem, para desobstruir a artéria carótida direita. “Felizmente, a intervenção cirúrgica foi muito satisfatória e a recuperação do paciente evidencia isso”, disse o médico Victor Caramutti.

continua após a publicidade

O cirurgião explicou que a operação foi feita “para evitar um acidente vascular cerebral (AVC)”. “É uma prevenção para tratar do problema”, afirmou. Segundo ele, o tipo de cirurgia realizada no ex-presidente é “uma rotina, produto da sociedade em que vivemos, na qual estamos pressionados pelo estresse, sedentarismo, tabagismo e hipertensão”.

Caramutti disse ainda que Kirchner saiu da sala de cirurgia desperto e “agradeceu muito a intervenção”. O ex-presidente foi internado na manhã de ontem, em uma clínica de Buenos Aires, com um “quadro clínico causado por uma patologia de sua artéria carótida direita, que requer tratamento cirúrgico”, conforme nota oficial distribuída no final da tarde. A presidente Cristina Kirchner passou a noite com o marido no hospital.

continua após a publicidade