O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, apontou seu terceiro filho, Kim Jong-un, de 26 anos, para sucedê-lo, segundo reportagens publicadas hoje na Coreia do Sul. De acordo com dois importantes jornais sul-coreanos, os militares, os membros do partido e do governo já foram informados sobre a escolha sucessória no Estado comunista.
O anúncio foi feito dias depois do segundo teste nuclear do país, no último dia 25, segundo o jornal Hankook Ilbo, que atribuiu a informação a parlamentares sul-coreanos não identificados, que por sua vez teriam recebido a notícia da agência de espionagem sul-coreana.
O filho já é chamado de “Comandante Kim” e os norte-coreanos aprendem uma nova canção saudando Kim Jong-un como novo líder, segundo o diário Dong-a Ilbo. O parlamentar sul-coreano Park Jie-won disse à rádio na terça-feira que o regime já “demonstra seu compromisso com Kim Jong-un”. O político disse ter sido informado pela agência de inteligência sul-coreana.
O Serviço Nacional de Inteligência não confirmou as notícias. Os relatos surgem em meio à crescente tensão, desde o lançamento de um foguete feito por Pyongyang em 5 de abril até o recente teste nuclear. Os norte-coreanos também parecem preparar um novo teste de míssil, de longo alcance, segundo a imprensa sul-coreana.
Analistas apontam que a postura desafiadora é parte da campanha para conseguir unidade e apoio para o sucessor de Kim Jong-il. O atual líder sofreu um derrame em agosto passado, segundo várias fontes. Kim tem três filhos, mas ainda não nomeou oficialmente o sucessor no país de 24 milhões de habitantes publicamente. Acredita-se que o atual líder nomeie o sucessor em 2012, centenário do nascimento de seu pai, o fundador da Coreia do Norte Kim Il Sung.
O filho mais velho do líder, Jong Nam, de 38 anos, era considerado o favorito para suceder o pai. Porém, foi flagrado tentando entrar no Japão com passaporte falso, em 2001. Aos funcionários japoneses, ele teria dito que gostaria de visitar a Disney em Tóquio. Kim considera o filho do meio, Jong Chol, muito afeminado para o trabalho.