O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, deve visitar a Faixa de Gaza amanhã, revelou um funcionário do Ministério de Relações Exteriores de Israel. A visita ocorre após o fim da ofensiva israelense contra o Hamas no território. “Ki-moon planeja começar sua visita em Jerusalém e daí irá para vários escritórios da ONU em Gaza”, disse Yossi Levy à agência France Presse. “O plano pode ainda sofrer mudanças.”
Será a primeira visita de Ki-moon ao território controlado pelo Hamas, assolado pela ofensiva militar israelense de 22 dias, encerrada no domingo, que deixou mais de 1.300 palestinos mortos. Treze israelenses morrerem durante a ofensiva.
O secretário-geral da ONU também planeja visitar a cidade israelense de Sderot, cinco quilômetros distante da fronteira com Gaza, atingida por milhares de foguetes de militantes palestinos nos últimos anos. Um porta-voz de Ki-moon disse que ele considerava visitar Gaza desde o início de suas viagens para a reunião, porém não confirmou a ida do secretário-geral à área.
Tanques israelenses e forças por terra ainda estão no território, apesar de muitos soldados já terem deixado Gaza. A operação militar lançada por Israel em 27 de dezembro tinha como objetivo declarado interromper o lançamento de foguetes no sul israelense.