Kadafi: produção de petróleo está ‘em nível mais baixo’

O governante da Líbia, Muamar Kadafi, afirmou hoje que a produção petrolífera do país está “em seu nível mais baixo”, por causa dos distúrbios políticos. Kadafi afirmou que o levante é comandado pelo que ele qualificou como “gangues” da rede extremista Al-Qaeda.

Kadafi voltou a dizer que não tem o poder real no país. Em discurso em uma cerimônia em Trípoli, transmitido pela televisão estatal, Kadafi disse que não era presidente, portanto não poderia renunciar de sua posição, além de afirmar que não havia problemas internos na Líbia, segundo a rede Al-Jazira. “O sistema líbio é um sistema do povo e ninguém pode ir contra a autoridade do povo”. O coronel disse que o mundo não entende o sistema líbio.

Os rebeldes, segundo Kadafi, estão soltando pessoas da prisão para lutar a seu lado. “São criminosos e não presos políticos… não há presos políticos na Líbia”, afirmou. “Nós tivemos de destruir depósitos de armas para evitar que elas caíssem nas mãos de terroristas”.

O governante também advertiu que “milhares de líbios serão mortos” se os Estados Unidos ou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) intervierem no país. Grupos pelos direitos humanos estimam que a violência das duas últimas semanas já tenha matado pelo menos mil pessoas. As informações são da Dow Jones e da Al-Jazira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo