O líder da Líbia, Muamar Kadafi, está escondido em segurança e lidera o confronto contra os rebeldes, afirmou o porta-voz dele nesta quinta-feira. Há vários focos de lutas em Trípoli, enquanto a oposição tenta garantir o controle sobre o país.
O porta-voz, Moussa Ibrahim, disse por telefone à Associated Press que o ditador estava na Líbia e seu moral estava alto. Kadafi “está na verdade liderando a batalha por nossa liberdade e independência”, afirmou.
Ibrahim se recusou a dizer onde na Líbia estava Kadafi. O próprio porta-voz disse que estava em um local não revelado no país do norte africano, movendo-se constantemente. “Toda a família do líder está bem”, completou o funcionário, dizendo que as lideranças militares e os aliados políticos seguiam apoiando Kadafi. Segundo ele, é possível que o regime continue resistindo por “semanas, meses e anos”.
Ibrahim disse que Kadafi controlava “uma boa porção” da capital, o que difere do testemunhado por repórteres na capital, além de outras cidades. Também acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de cercar cidades que são bases de Kadafi, como Sirta. As informações são da Associated Press.