Forças leais ao governante da Líbia, Muamar Kadafi, retomaram hoje o controle da cidade de Az Zawiyah, a quarta maior do país, que fica 50 quilômetros a oeste da capital Trípoli, informou a televisão estatal líbia.

continua após a publicidade

Segundo informações da Agência Ansa, que cita um segundo canal estatal de televisão da Líbia, “as forças de segurança retomaram a maior parte do controle de Az Zawiyah”. Na retomada do controle da cidade, Hussein Darbuk, o líder dos insurgentes, e seu vice no comando teriam sido mortos e todos os outros “terroristas” teriam sido capturados. Não foi possível confirmar a retomada da cidade com fontes independentes.

Também ocorrem combates hoje no complexo petrolífero de Ras Lanuf, que fica no Golfo de Sirta, a meio caminho entre Trípoli e Benghazi, segunda maior cidade líbia e sede dos insurgentes, que controlam o leste do país. Um médico da cidade vizinha de Marsa El-Brega, Abdul Fattah al-Moghrabi, que é diretor do hospital local, afirmou que os combates “deixaram muitos mortos e feridos”.

“Existem muitos mortos e feridos que não podemos alcançar por causa do tiroteio”, disse al-Moghrabi. Um insurgente que se identificou apenas como Marai disse mais cedo que pelo menos quatro pessoas foram mortas num ataque de foguetes contra Ras Lanuf. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade