Forças leais ao governante da Líbia, Muamar Kadafi, retomaram hoje o controle da cidade de Az Zawiyah, a quarta maior do país, que fica 50 quilômetros a oeste da capital Trípoli, informou a televisão estatal líbia.
Segundo informações da Agência Ansa, que cita um segundo canal estatal de televisão da Líbia, “as forças de segurança retomaram a maior parte do controle de Az Zawiyah”. Na retomada do controle da cidade, Hussein Darbuk, o líder dos insurgentes, e seu vice no comando teriam sido mortos e todos os outros “terroristas” teriam sido capturados. Não foi possível confirmar a retomada da cidade com fontes independentes.
Também ocorrem combates hoje no complexo petrolífero de Ras Lanuf, que fica no Golfo de Sirta, a meio caminho entre Trípoli e Benghazi, segunda maior cidade líbia e sede dos insurgentes, que controlam o leste do país. Um médico da cidade vizinha de Marsa El-Brega, Abdul Fattah al-Moghrabi, que é diretor do hospital local, afirmou que os combates “deixaram muitos mortos e feridos”.
“Existem muitos mortos e feridos que não podemos alcançar por causa do tiroteio”, disse al-Moghrabi. Um insurgente que se identificou apenas como Marai disse mais cedo que pelo menos quatro pessoas foram mortas num ataque de foguetes contra Ras Lanuf. As informações são da Dow Jones.