A juíza federal norte-americana Susan Bolton vetou hoje as partes mais controversas da nova lei de imigração do Estado do Arizona (EUA), pouco antes da legislação entrar em vigor amanhã, dando uma vitória legal aos oponentes das medidas.

continua após a publicidade

A lei estadual deverá entrar em vigor amanhã, mas sem muitas das provisões que enfureceram os opositores – incluída a parte que pedia aos policiais que verificassem o status imigratório de uma pessoa, enquanto cumpriam outras leis. As partes suspensas e vetadas agora terão que ser discutidas em outras instâncias judiciais.

A juíza também suspendeu parte da lei que exigia que os imigrantes levassem consigo os documentos o tempo inteiro, e tornava ilegal que trabalhadores sem documentos solicitassem empregos em lugares públicos. A suspensão das partes mais polêmicas da lei poderá evitar vários protestos de ativistas que estavam marcados contra a legislação. Os opositores afirmam que a lei do Arizona levará à discriminação racial e excedia a lei federal de imigração.

continua após a publicidade