Um juiz federal de Nova York ordenou que o Google entregue à Viacom um banco de dados que relacione os usuários do YouTube com todos os vídeos que eles já assistiram no website, segundo reportagem do jornal The New York Times. O Google é o dono do popular site de exibição de vídeos.

continua após a publicidade

O Times informou que a ordem, publicada na última quarta-feira (2), exige que o Google forneça o login da cada usuário que já assistiu vídeos no YouTube e o endereço do computador de cada um deles, conhecido como IP.

Para ajudar a acabar com as preocupações em relação à privacidade dos usuários, a Viacom afirma que o banco de dados será salvaguardado por uma ordem de proteção que vai restringir a informação para consultores externos. A Viacom diz que esses consultores externos vão usar as informações apenas para apressar o processo que a Viacom move contra o Google.

"Estamos desapontados com a decisão do tribunal de atender à demanda da Viacom", declarou a advogada do Google, Catherine Lacavera. "Estamos pedindo que a Viacom respeite a privacidade dos usuários".

continua após a publicidade

A Viacom abriu processo contra o Google por violação de direitos autorais no ano passado, argumentando que vários vídeos de sua programação foram exibidos no YouTube sem autorização, e pede US$ 1 bilhão em indenização.