Dois jovens britânicos em uma viagem da classe à Polônia admitiram nesta terça-feira a culpa pelo roubo de objetos do campo de concentração de Auschwitz, disse um promotor. Os adolescentes foram vistos na segunda-feira retirando objetos do local onde ficava um depósito do campo, onde os nazistas mantinham pertences das vítimas durante a Segunda Guerra (1939-45), segundo Mateusz Ciarka, porta-voz da polícia.

continua após a publicidade

Parte de uma antiga máquina de cortar cabelos, duas peças de vidro reforçado dos depósitos e alguns botões foram encontrados com os jovens, disse o porta-voz. Os garotos de 17 anos, de Hertfordshire, no sul da Inglaterra, foram questionados na presença de um advogado e acusados de roubo de objetos de valor histórico especial, disse o vice-promotor regional Mariusz Slomka. Caso culpados, podem pegar até dez anos de prisão e pagar multas pesadas.

Os jovens foram libertados pela polícia e estão livres para voltar para casa. Eles buscam um acordo que inclua uma pena com liberdade condicional e uma multa, segundo Slomka. Um tribunal deve levar algumas semanas para decidir sobre a proposta de acordo ou a necessidade de um julgamento.

Os jovens estavam em uma viagem da escola privada Perse School, de Cambridge. Entre 1940 e 1945, os nazistas alemães mataram mais de 1,1 milhão de pessoas no campo, em em sua maioria judeus europeus, mas também prisioneiros de guerra russos, poloneses, ciganos e outros. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade