Uma jovem britânica de 18 anos precisou extirpar o estômago após ter ingerido um coquetel que continha nitrogênio líquido, segundo informaram fontes da polícia de Lancaster, no norte da Inglaterra.
No último dia 4 de outubro, quando comemorava seu 18º aniversário, a jovem tomou em um bar local um “Martini Pornstar” com nitrogênio líquido que lhe provocou fortes dores e dificuldade para respirar.
A jovem foi transferida ao hospital onde lhe diagnosticaram “perfuração de estômago” e a operaram de urgência para salvar sua vida mediante uma gastrectomia total (extirpação do estômago).
O estado da britânica permanece “estável dentro da gravidade”, segundo indicou uma porta-voz da polícia.
As autoridades abriram uma investigação para esclarecer o incidente, que por enquanto se centra em interrogar as testemunhas e retirar a concessão de licenças para vender bebidas que contenham esse componente químico.
O nitrogênio líquido se tornou popular na elaboração de alguns coquetéis, e também é cada vez mais presente nas cozinhas mais prestigiadas graças ao impulso de chefs renomados como Ferrán Adriá.
Por causa deste caso, os cientistas alertaram para o efeito que o tratamento incorreto deste componente (que ronda uma temperatura de -196 graus centígrados) pode causar na população.
O professor Peter Barham, da Universidade de Bristol, explicou hoje no jornal “The Daily Telegraph” que, além das medidas de controle especiais que o nitrogênio líquido requer por sua temperatura extrema, para garantir a segurança na ingestão o líquido deve ser evaporado completamente antes de ser servido.