O ex-guerrilheiro tupamaro José Mujica assumiu hoje a presidência do Uruguai, no segundo governo consecutivo da coalizão de centro-esquerda Frente Ampla. A cerimônia ocorreu no Palácio Legislativo e, em um fato inédito, a presidente do Senado, a mulher de Mujica, Lucía Topolansky, tomou o juramento do novo líder.
“Eu, José Mujica Cordano, me comprometo por minha honra a desempenhar lealmente o cargo que me foi confiado e a defender a Constituição da República”, afirmou o presidente eleito. Com 74 anos, Mujica assume o posto no lugar de seu correligionário Tabaré Vázquez. Lucía também tomou o juramento do vice-presidente Danilo Astori.
Ontem, Mujica disse que a luta contra a pobreza e a difusão de conhecimento “para todos os cantos do país” serão dois dos pilares de seu governo. Mujica também afirmou que a austeridade será a marca de sua administração. “Temos o compromisso de acabar com a miséria e diminuir os índices de pobreza à metade”, afirmou. “Vamos fazer o máximo esforço para ampliar o conhecimento, especialmente no interior do país.”