Forças de segurança ainda estão procurando por uma jornalista espanhola que desapareceu no fim de semana numa região da Colômbia dominada por rebeldes e traficantes de drogas. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Jose Manuel Garcia-Margallo, tudo sugere que o Exército de Libertação Nacional está por trás do desaparecimento.
Salud Hernandez-Mora, correspondente na Colômbia pelo jornal El Mundo, da Espanha, e colunista do jornal diário de Bogotá El Tiempo, se comunicou pela última vez com seus editores na sexta-feira, disse Roberto Pombo, diretor do El Tiempo.
Pombo disse que ela visitaria a cidade de El Tarra, na região de Catatumbo, para escrever sobre o desaparecimento de dois trabalhadores rurais. Testemunhas disseram ao jornal que a última vez que a viram ela discutia com um homem não identificado, pouco antes de pegar uma moto para um destino desconhecido.
As autoridades ainda não classificaram o desaparecimento como sequestro, mas o presidente Juan Manuel Santos enviou uma divisão antissequestro para o local. As Farc e o Exército de Libertação Nacional (ELN) atuam na região e estão imersos no tráfico de cocaína. Fonte: Associated Press