News of the World

Jornal também teria grampeado ex-primeiro-ministro britânico

A polícia britânica afirmou hoje que alguém está tentando sabotar a investigação em torno do tabloide News of The World, do grupo News Corp, do magnata Rupert Murdoch. Segundo os policiais, essa sabotagem é feita através do vazamento de detalhes da investigação para a imprensa. Também hoje foi divulgado que o ex-primeiro-ministro Gordon Brown teria sido uma das vítimas do escândalo.

Em um comunicado pouco usual, a Scotland Yard afirmou que a notícia segundo a qual policiais encarregados de proteger a família real haviam vendido detalhes pessoais sobre a rainha e seus aliados mais próximos eram “parte de uma campanha deliberada para minar a investigação sobre supostos pagamentos por jornalistas corruptos a policiais corruptos e retirar a atenção de algum outro lugar”.

A imprensa britânica tem repercutido furiosamente as alegações de que jornalistas do News of the World grampearam telefones de várias pessoas. O escândalo levou o tabloide a fechar.

Na tarde de hoje, o jornal londrino Evening Standard e outros afirmaram que a News Corp descobriu uma série de e-mails indicando que funcionários haviam dado dinheiro a membros da Scotland Yard, em troca de detalhes sobre a monarquia e seu entorno. O Evening Standard atribuiu a informações a “fontes” não identificadas. O Palácio de Buckingham não comentou o caso.

A imprensa britânica informou que Brown teve informações pessoais monitoradas pelo império midiático de Murdoch. Segundo o jornal The Independent, o Channel 4, o Guardian e a BBC, Brown foi alvo de títulos como o tabloide The Sun e o Sunday Times. As alegações aprofundam o escândalo em torno do comportamento de parte da mídia britânica. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo