Pelo segundo dia consecutivo o jornal "ABC Color", o principal do Paraguai, acusou o Brasil de exercer "imperialismo" contra o país. Em um duro editorial que ocupou a totalidade da primeira página, o periódico afirma que as hidrelétricas binacionais de Itaipu, com o Brasil, e a de Yaciretá, com a Argentina, em vez de ser uma oportunidade para desenvolver as três economias, transformaram-se em um instrumento para que os dois grandes vizinhos tirassem proveito do Paraguai.O jornal não pergunta em momento algum, quem financiou os projetos.
De acordo com a reportagem, o resultado das "obras monumentais de Yaciretá e Itaipu" resultou em um "abuso" ao Paraguai por parte da Argentina e o Brasil. O jornal acusa as autoridades do próprio país de terem permitido os "vergonhosos acordos", ao longo das últimas três décadas, que implicaram na venda da parte paraguaia de energia elétrica em Itaipu com preços "trinta vezes mais baixos que o real".
O periódico sustenta que o Brasil e a Argentina agem "em cumplicidade" para realizar uma "infame exploração" do Paraguai. O jornal, com freqüência, exige a revisão dos acordos de preços e uma atualização substancial das tarifas aplicadas para a energia elétrica vendida ao Brasil.