O jornal espanhol El País publicou hoje fotos de festas privadas do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, em sua mansão na Sardenha. Uma das imagens mostra duas mulheres de topless em um jardim, tomando sol, enquanto outra mostra um homem pelado ao lado de uma piscina. Outra imagem mostra uma mulher em um casaco vermelho, enquanto duas outras mostram Berlusconi andando pelo jardim. O advogado do primeiro-ministro abriu um processo contra o jornal espanhol.
As fotos vêm à tona em meio ao escândalo envolvendo Berlusconi, de 72 anos, e a modelo Noemi Leizia, de 18 anos. O político compareceu à festa de 18 anos de Noemi, mas negou que tenha tido um caso com a modelo. A mulher de Berlusconi citou a presença dele no evento quando anunciou que estava pedindo o divórcio. Berlusconi disse hoje que renunciará “imediatamente”, caso seja comprovado que ele mentiu sobre seu relacionamento com a modelo.
Berlusconi afirmou que Noemi é filha de um velho amigo e ele compareceu à festa porque, por acaso, estava em Nápoles naquele dia. Ele acusou a oposição de centro-esquerda de usar a fofoca para tentar desacreditar seu partido em um momento de eleições para o Parlamento Europeu. Berlusconi reiterou hoje que não houve nada “picante” em suas relações com Noemi e disse que renunciará, caso se comprove o contrário.
O ex-namorado da modelo disse que Noemi e várias outras jovens passaram uma semana na Villa Certosa, a mansão que Berlusconi possui na Sardenha, na época do Ano Novo. Ele afirmou já ter ouvido telefonemas entre Noemi e Berlusconi. O fotógrafo Antonello Zappadu registrou centenas de imagens de uma festa na Villa, apreendidas por promotores de Roma na semana passada, a pedido do primeiro-ministro. Porém, Zappadu disse que já havia vendido os direitos das fotos fora da Itália. O El País as publicou sob o título “As fotos vetadas por Berlusconi”. O fotógrafo é investigado por suposta violação de privacidade.
Crime
A única pessoa que pode ser identificada nas fotos é Berlusconi. As outras pessoas tiveram seus rostos distorcidos. O advogado Niccolo Ghedini disse que contatou um advogado em Madri para processar o El País. Segundo Ghedini, o diário publicou imagens ligadas a um crime – portanto reproduzi-las também seria um crime.
Juan Cruz, um porta-voz e veterano jornalista do El País, disse que o jornal não sabia sobre o processo. “Nós publicamos as fotos pelo interesse público. É informação e é desse modo que tratamos elas”, afirmou. “Nós acreditamos que fizemos jornalismo.”
Berlusconi denunciou os paparazzi pelo que qualificou como invasão de sua privacidade – ele repetiu a acusação após o El País publicar as imagens. “Nós estamos falando de fotos inocentes, mas houve uma violação de privacidade”, disse ele, em entrevista à RAI. Questionado sobre se havia mulheres nuas em sua casa, Berlusconi respondeu: “Você toma banho de roupa? Essas garotas estavam se banhando em uma jacuzzi dentro de uma residência privada, e foram violadas de um modo escandaloso”, criticou.
As fotos também levaram a uma investigação em Roma sobre o suposto uso impróprio de um avião oficial. Outras imagens mostram amigos do líder e artistas chegando em um avião do governo à Sardenha para festas na casa do primeiro-ministro. Berlusconi disse que não houve custos extras pela presença desse grupo e que eles participaram das atividades durante a visita oficial do primeiro-ministro tcheco, Mirek Topolanek, ao país. Ele afirmou que o caso vai ser arquivado e ressaltou a motivação política do acontecimento.