Jornal acusa Sarkozy de apuração ilegal em escândalo

O jornal francês Le Monde acusou o escritório do presidente Nicolas Sarkozy de ordenar uma investigação ilegal, para tentar descobrir a fonte da publicação que vazou detalhes de um escândalo envolvendo a herdeira da L’Oreal, Liliana Bettencourt, a mulher mais rica da França. A presidência francesa negou as alegações do diário.

Segundo o jornal, o escritório da presidência transgrediu uma lei que protege pessoas que fazem denúncias anônimas, ao tentar investigar ilegalmente a fonte de uma de suas reportagens que tratava de um escândalo de financiamento ilegal de campanhas eleitorais.

“O (Palácio do) Eliseu nega as acusações do Le Monde e a presidência acrescenta que nunca deu quaisquer instruções (sobre o tema) para nenhum serviço”, afirmou o escritório de Sarkozy, em breve comunicado.

O processo do Le Monde é o último episódio no complexo escândalo envolvendo a herdeira da L’Oreal. Liliane foi vinculada ao suposto financiamento ilegal da campanha à presidência de Sarkozy, que chegou ao poder em 2007. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna