As autoridades jordanianas liberaram nesta quarta-feira (12) Abu-Mohammed al-Maqdisi, o mentor do ex-líder da Al-Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi. O religioso esteve por vários anos preso sem ser submetido a julgamento, informou um funcionário judicial. Al-Maqdisi havia sido detido novamente em julho de 2005, após uma entrevista para o canal árabe de televisão Al-Jazira. A detenção ocorreu uma semana depois de ele ser absolvido pelo Tribunal Estatal de Segurança da Jordânia por participar em um complô para atacar três bases aéreas na Jordânia e manter contatos com grupos terroristas fora do país.
Al-Maqdisi figurou também entre os 28 acusados de participar de um levante para realizar atentados terroristas contra turistas israelenses e norte-americanos durante os festejos da passagem do milênio no reino. Foi absolvido por um tribunal militar, mas seguiu preso por mais oito meses sem explicação alguma.
Segundo o funcionário do tribunal militar, que falou sob condição de anonimato, Al-Maqdisi foi liberado por razões humanitárias, por causa de seu delicado estado de saúde. Al-Maqdisi nasceu na cidade de Nablus, na Cisjordânia. Ele e Al-Zarqawi foram encarcerados na mesma ala prisional durante quatro anos, entre 1995 e 1999, quando Al-Maqdisi teria ensinado teologia integrista ao futuro comandante da Al-Qaeda.