O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, acusou nesta quarta-feira os membros da União Europeia de buscarem uma punição contra seu país pelo desejo britânico de deixar o bloco, no chamado Brexit. Johnson foi questionado sobre uma declaração do presidente da França, François Hollande, para quem o Reino Unido não pode esperar uma relação comercial melhor com a Europa uma vez que esteja fora da UE.

continua após a publicidade

“Se Hollande quer administrar agressões punitivas para qualquer um que escolher escapar, mais no estilo de algum filme de Segunda Guerra, então eu não penso que esta é a maneira de seguir adiante e não acho que seja do interesse de nossos amigos e parceiros”, afirmou Johnson durante visita à Índia.

continua após a publicidade

Porta-voz da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, Helen Bower disse que o ministro estava apenas “expressando um argumento”. “Ele não estava de nenhuma maneira sugerindo que ninguém era um nazista”, disse a funcionária.

continua após a publicidade

Líder do oposicionista Partido Liberal Democrata do Reino Unido, Tim Farron qualificou as declarações de Johnson como “grosseiras e ignorantes”. Fonte: Associated Press.