O secretário de Estado norte-americano John Kerry vai viajar para a Turquia e para Israel neste final de semana para apoiar os esforços dos dois países para melhorar suas relações, informaram autoridades turcas e norte-americanas nesta quarta-feira.
Anteriormente, Kerry havia planejado iniciar a viagem na próxima semana para reuniões em Londres e, a seguir, na Coreia do Sul, China e Japão. Mas ele adiantou sua partida para sábado para apoiar a reaproximação entre Turquia e Israel intermediada pelo presidente Barack Obama durante sua visita à região duas semanas atrás, informaram as fontes, em condição de anonimato, já que a viagem não foi oficialmente divulgada.
Kerry também vai discutir questões regionais, como a Síria e o processo de paz no Oriente Médio. Turquia e Israel já foram fortes aliados, mas as relações pioraram desde o ataque de Israel em 2010 a uma flotilha turca, que se dirigia para a Faixa de Gaza, que deixou oito turcos e um turco-americano mortos.
No mês passado, Obama ajudou a intermediar uma ligação telefônica do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu para seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, na qual Netanyahu pediu desculpas pela missão.
A Turquia havia exigido um pedido de desculpas como condição para a retomada das relações. Netanyahu havia, até então, se recusado a se desculpar, afirmando que os soldados israelenses agiram em autodefesa após serem atacados por ativistas. As informações são da Associated Press.