A segunda etapa das fases regionais dos Jogos Colegiais do Paraná, que acontece em onze municípios paranaenses até a próxima sexta-feira, além de levar o esporte e o lazer para as cidades por onde passa também traz muitas histórias de amor e empenho em fazer desta competição o orgulho dos paranaenses.

continua após a publicidade

Na fase regional do Jocop’s, em Bituruna, os vinte atletas inscritos na modalidade de tênis de mesa contam com a presença de três experientes árbitros internacionais: José Zipper Junior, Vilmar Schindler e Helton Luis Bauer, todos fazem parte da Federação Catarinense de Tênis de Mesa e irão participar dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em julho.

Atualmente o esporte vem crescendo gradativamente no Brasil, são ao todo 22 Federações Estaduais com mais de 5000 atletas filiados à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Esse esporte é detentor de uma longa hegemonia na América latina, sendo o único que possui o registro de quatro vitórias consecutivas em competições por equipe nos Jogos Pan-americanos.

O Colégio SEMA de São Mateus do Sul oferece aos alunos o "Clube do Tênis de Mesa" que recebe ajuda da Federação Paranaense como forma de incentivo. Tudo começou com a paixão do proprietário do colégio e hoje técnico da equipe de tênis de mesa, Diógenes Gonçalvez, e, o projeto vem mostrando resultados. No ano de 2006 o atleta Rafael Gonçalves, da classe B, depois de se consagrar vice-campeão nos Jogos Colegiais do Paraná, fase final, participou das Olimpíadas Escolares Brasileiras onde conseguiu um quinto lugar.

continua após a publicidade

Já na fase regional de Coronel Vivida a história é outra. Aproximadamente uma tonelada de alimentos vem sendo consumida diariamente para os atletas que disputam a competição na cidade. A alimentação está sendo um dos pontos fortes na competição e esta recebendo elogios dos professores que estão com suas equipes nos jogos."Posso garantir que a alimentação melhorou este ano, uma boa qualidade da comida, bem temperada, e os próprios atletas fazendo questão de comer no refeitório pela qualidade da alimentação. Foi muito bom o próprio governo tomar a frente e contratar uma boa alimentação", afirmou Jovani Sgarbozza, professor do Colégio Estadual Duque de Caxias de Saudade do Iguaçu.

Arthur Lustrosa e Everton Luiz estão responsáveis por esta alimentação para atletas, professores e árbitros em Coronel Vivida. São 35 pessoas que trabalham no refeitório, sendo sete da própria empresa, e as outras 28 são contratadas no próprio município. "Foi um passo positivo do Governo do Paraná, em ter uma alimentação com segurança, e esta padronizada em todo o Estado. Além disso, nós temos o acompanhamento de uma nutricionista, que percorre todos os locais onde estamos servindo a alimentação", disse Caio Samyr Carvalho, proprietário da empresa responsável pela alimentação dos atletas.

continua após a publicidade

Nesta sexta-feira também começa a terceira e última etapa de fases regionais dos Jogos Colegiais do Paraná em mais onze municípios do estado. A fase final está marcada para acontecer em Curitiba, no período de 7 a 19 de julho.